sábado

A FELICIDADE É DESSE MUNDO?

Desde que me conheço por gente, fico a esperar alguma coisa boa que irá acontecer e que me trará felicidade.

O Natal e o Reveillon eram muito esperados, pois além das festas, reunião de amigos e familiares, tinham os presentes.

Muita alegria, muita coisa gostosa para comer e muita diversão.

O aniversário também. Esperava o meu aniversário chegar, pois ganharia algum presente muito especial. que me faria feliz.

As férias escolares também eram muito esperadas, pois poderia fazer as coisas que não conseguia fazer durante as aulas: assistir tv, ir na piscina do clube todos os dias, dormir, brincar, passear, viajar, etc.mas quando elas chegavam, esperava ansiosa o retorno das aulas para rever meus amigos.
Ã? Como assim???

Os fins de semana também eram muito esperados, pois eram como pequenas férias, que também poderia fazer o que desejasse e ficaria feliz.

Terminar o ginásio, depois o colégio, e entrar na faculdade.

Terminar a faculdade, arrumar um bom emprego e pronto, tudo seria perfeito, pois eu seria dona da minha própria vida e poderia fazer o que me faria feliz.

Mas não foi bem assim....

Bem, eu me casei, logo fiquei grávida. Então quando minha filha nascesse e eu sentisse a sensação do que é ser mãe, então eu seria finalmente feliz.

Ela nasceu e eu fiquei feliz. Mas também as preocupações aumentaram e o peso da responsabilidade, me "tiraram" o direito à felicidade.

Então a vida se seguiu, e eu continuei achando que quando estivéssemos (eu e meu marido) mais estabilizados financeiramente, quando minha filha crescesse e fosse viver a vida dela, quando ganhasse na loteria, quando me aposentasse, quando realizássemos nossos sonhos, então eu seria finalmente feliz.

Mas o tempo  continuou  passando, e parece que cada vez mais rápido, e sempre surgia alguma coisa lá na frente que me fazia acreditar que chegaria então a tão sonhada e esperada felicidade.

A religião também prega isso: seja uma boa pessoa e após morrer, irá para o céu, onde tudo será perfeito, ou a "felicidade não é deste mundo". Como assim? Estou aqui apenas para esperar dias melhores e como eles nunca chegam, terei que esperar morrer para encontrá-los???

Não me contentei muito com isso, então fui procurar a felicidade de outras maneiras. Li muita coisa a respeito,  e algumas pessoas dizem: "não existe felicidade, existem apenas momentos felizes".

Procurei tanto a tal felicidade e levei quase meio seculo de vida (meu Deus!!) para descobrir que ela sempre esteve ao meu lado, mas eu não fui capaz de enxergá-la.  (Ufa! Antes tarde do que nunca???)

Afinal, o que é a felicidade?

Cada um deverá dizer ou saber o que ela significa para si, mas para mim, ser feliz é focar sempre no lado bom das coisas no tempo presente.

Simples assim.

Percebi, que tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, assim como uma moeda que tem dois lados, então sempre serei feliz, pois vejo tudo de bom que acontece, mesmo nas piores coisas.

Percebi que o que vale é o caminho, não a chegada. A chegada é apenas uma passagem, mas o caminho é a vida, cheia de experiências e riquezas para usufruir.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas, sugestões e comentários que vou adorar responder.
Gratidão!